Logo Sanepar
Início
Ensino de 1º a 4º Série
Ensino de 5º a 9º Série
Ensino Médio
Ensino Superior

O Ciclo da Água

A água está presente no planeta em formas e locais diversos. Na superfície terrestre (em rios, lagos, mares, geleiras); nos seres vivos (na fauna, flora e vida humana); em camadas subterrâneas (nos chamados lençóis freáticos e aquíferos); e na atmosfera (formando nuvens, vapor, chuva, neve etc).
 

Toda essa água não é estática, mas circula na natureza por meio de fenômenos que, juntos, caraterizam o Ciclo da Água ou ciclo Hidrológico.
 

O ciclo hidrológico gera troca contínua de água, movendo-a perpetuamente por meio dos seguintes processos de transferência:
 

- Evaporação (evapotranspiração): com o calor que incide sobre a terra, a água dos oceanos, rios e outros corpos evapora-se, incluindo a transpiração de plantas terrestres e animais. Transformando-se em vapor, toda essa água vai para o ar. Devido à influência da energia solar nesse processo, a evaporação acontece com mais intensidade durante os períodos mais quentes do dia, e nas zonas mais quentes da Terra.
 

- Precipitação: o vapor de água do ar condensa-se na atmosfera, formando nuvens e retornando novamente sobre a terra ou mar em forma de orvalho, chuva, granizo ou neve.
 

Graças à precipitação, há uma umidade natural no ar que respiramos. Isso pode ser afetado, por períodos de meses ou anos, quando uma região regista uma deficiência no seu abastecimento de água.
 

- Escoamento e infliltração: a água que cai sobre a terra escorre suferficialmente para áreas mais baixas, abastecendo diretamente os lagos, riachos, rios, mares e oceanos, ou é absorvida pelo solo, alimentando os chamados lençóis freáticos. O escoamento é importante para regular a vazão dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundações.
 

As inundações ocorrem quando uma área de terra, geralmente de baixa altitude, é coberta com água acima de sua capacidade de absorção. É quando um rio transborda dos seus bancos ou por uma inundação do mar.
 

 

 

O ciclo da água é um dos pilares do funcionamento do nosso planeta, se ele for afetado, toda a vida na Terra será influenciada.

 

 

 

 

  • Atividade:
  •  

     

    Faça uma ilustração ou colagem de figuras sobre o ciclo da água (ciclo hidrológico).

     

    Tome nota sobre aspectos climáticos que já tenha observado. Quais os períodos de maior ou menor precipitação na sua cidade?

     

     

     

    Bibliografia

     

    Revista de Estudos Avançados, v. 22, n. 63, São Paulo, IEA-USP, 2008 (Dossiê Água).

     

    Recursos Hídricos, José Galizia Tundizi, em Revista Multiciência, Unicamp.